Isolamento social: A perda auditiva não tratada pode dificultar a comunicação e fazer com que as pessoas se sintam excluídas de conversas e atividades sociais, o que pode levar a sentimentos de solidão e isolamento.
Dificuldade em realizar tarefas cotidianas: A perda auditiva pode tornar tarefas simples, como falar ao telefone ou ouvir a televisão, mais difíceis de realizar.
Queda na autoestima: A perda auditiva não tratada pode levar a sentimentos de frustração, baixa autoestima e falta de confiança.
Risco de depressão: A perda auditiva não tratada pode aumentar o risco de depressão e ansiedade.
Aumento do risco de doenças cognitivas: Inclusive, já existem pesquisas científicas que mostram que perda auditiva não tratada pode aumentar o risco de doenças cognitivas, como a demência e Alzheimer.
Agravamento da perda auditiva: A perda auditiva não tratada pode piorar com o tempo, o que pode tornar o tratamento mais difícil e menos eficaz.
Portanto, é importante tratar a perda auditiva o mais cedo possível e procurar um Fonoaudiólogo especialista para selecionar o melhor aparelho auditivo recomendado para você para melhorar a sua qualidade de vida e prevenir a piora do quadro e os impactos negativos na sua qualidade de comunicação.