Tratamento das TONTURAS através da REABILITAÇÃO VESTIBULAR

 Tratamento das TONTURAS através da REABILITAÇÃO VESTIBULAR

 

Quando se fala de tonturas, vertigens e desequilíbrio, a primeira pergunta a ser feita é sempre a mesma: Existe tratamento?? A resposta para esta pergunta é SIM, o tratamento existe e pode ser medicamentoso ou terapêutico, neste caso a REABILITAÇÃO VESTIBULAR, em alguns casos é necessário os 2 tratamentos simultaneamente, dependendo do tipo de alteração encontrada.

A reabilitação vestibular é um tratamento voltado para pessoas que apresentam sintomas vertiginosos e tem como objetivo melhorar o equilíbrio funcional do indivíduo, através do reajuste dos sinais visuais, proprioceptivos, e vestibulares (equilíbrio) controlando os sintomas e permitindo que o paciente volte a executar movimentos que estava acostumado a realizar antes do surgimento da tontura.

Os sintomas mais comuns entre os pacientes são:

Tonturas rotatórias ou não

Dores de cabeça

Naúseas, vômitos

Desequilíbrio ou quedas

Sensação de Flutuação

Zumbido

Dificuldade de ouvir

Dores na coluna cervical

Outros...

Benefícios da Reabilitação Vestibular:

Diminuição ou cura dos sintomas

Evitar possíveis quedas

Melhora das condições físicas

Redução do medo e da ansiedade

Mais segurança ao sair na rua

Melhora na qualidade de vida

 

A primeira coisa a se fazer é procurar seu médico otorrinolaringologista para que ele solicite os exames necessários para investigar se há algum comprometimento no labirinto. Após passar pela avaliação do seu médico e obter os resultados dos exames necessários ela irá dizer se a reabilitação vestibular é indicada para o seu caso. Se for, você deve procurar um Fonoaudiólogo que atue na área para iniciar o tratamento.

A Clínica Espaço Fono realiza o tratamento de tonturas por meio da Reabilitação Vestibular e de Manobras para casos de VPPB (tipo específico de tontura), para maiores informações, ligue e marque uma consulta.

 

 

Daniela Pimentel © 2014.  Crefono. 13137- Rj

Avenida Presidente Vargas, Nº583, Sala.712 – Centro – RJ  |  Tel.: (21) 2223-0514