Saúde e voz

Desde sempre, a voz representa uma parte muito importante do meio de comunicaçãodo ser humano. Através do timbre de cada falante é possível identificar o outro, como porexemplo, ao falar ao telefone ou mesmo ouviralguém na TV, sem necessariamente precisar do apoio visual. Por isso, ter uma voz saudá-vel contribui para a vida pessoal melhorandoa auto-estima do individuo, principalmente para aqueles em que a voz é o instrumento de trabalho, dentre eles: cantores, radialistas, dubla-dores, artistas e professores, pois estes de-pendem da sua integridade vocal todos os diaspara dar continuidade a sua vida profissional.

Problemas na produção da voz podem surgirao utilizar seus mecanismos de forma incorre-ta ou abusiva, tais como rouquidão ou falhas,podendo resultar em alterações mais gravesse não detectados precocemente. A rouquidãoé o sintoma mais comum e mais preocupantedas alterações vocais, pois pode se tratar tantode uma simples irritação da mucosa das pre-gas vocais, como também de um nódulo vocal,mais conhecido popularmente como “calo”,ou até um câncer de laringe. Dependendo docaso, o tratamento da alteração pode ser terapêutico ou cirúrgico; em muitos casos, am-bos são necessários. Em casos de rouquidãoconstante ou algum sintoma significante navoz, procure um Fonoaudiólogo e um Otorrino-laringologista, para que eles possam indicar omelhor tratamento possível para o seu caso.

Portanto, é importante adquirir hábitos de higie-ne vocal e tomar sempre os cuidados necessá-rios para preservação da nossa voz, evitandoo abuso e a fadiga vocal. Para os profissionaisda voz, recomenda-se fazer exercícios deaquecimento e desaquecimento vocal orienta-dos por um Fonoaudiólogo, a fim de obter umavoz saudável. A seguir, veremos alguns cuida-dos para preservar e fazer bom uso de sua vozcom o intuito de evitar problemas futuros.

Dicas para o Bom Uso da voz:

> Ambiente com ar-condicionado resseca asmucosas; por isso, procure se hidratar ao fa-lar nessas condições.

> Evite o fumo e o álcool. O cigarro e a bebi-da irritam a mucosa.

> Cuidado com conselhos do tipo: goles de conhaque para esquentar a voz, mas-car gengibre, o que é pouco recomendável,chá, café, cigarro, pastilhas, entre outros,pois eles mascaram a dor levando o sujeitoao abuso vocal por acreditar que está bom,quando o que melhorou foi só o sintoma, masa irritação ainda pode estar presente.

> Cantar sem preparo vocal acaba sobrecar-regando as pregas vocais.

> A má alimentação pode levar à azia e aorefluxo gastroesofágico, o que também pre-judica a produção da voz; por isso, procureter uma alimentação balanceada.

> Evite pigarrear ou tossir sem necessidade,esse tipo de hábito também irrita a mucosa.

> As alterações hormonais também levamà alteração na voz, principalmente durante operíodo pré-menstrual, gravidez e puberdade.

> E caso você faça uso da voz profissional-mente, procure um Fonoaudiólogo, para queele possa fazer uma avaliação do seu perfilvocal e orientá-lo com exercícios de relaxa-mento adequados.

Daniela Pimentel © 2014.  Crefono. 13137- Rj

Avenida Presidente Vargas, Nº583, Sala.712 – Centro – RJ  |  Tel.: (21) 2223-0514