No Carnaval, Solte a Voz, mas com moderação

No Carnaval, Solte a Voz, mas com moderação!!!!!

Curta a folia, mas proteja sua audição!!!!!

É época de curtir o Carnaval, os foliões estão com toda a energia para gastar nesse mês. Aproveitar o feriado e curtir os blocos com todo o ânimo é o que grande parte da população do Brasil deseja nesse momento, porém mesmo curtindo essa festa toda não podemos esquecer de ter um cuidado essencial com a nossa saúde, principalmente com os instrumentos de comunicação que estão mais susceptíveis a nos causar problemas, são eles: a voz e a audição.

Segundo especialistas, os trios elétricos, comuns na época do carnaval agridem mais a audição do que os mega-shows realizados por bandas de rock como U2 e Rolling Stones*. Essa diferença se dá porque nessas mega-produções tem uma infra-estrutura grande, como nos estádios, por exemplo, que acabam não permitindo que o público fique “grudado” na caixa de som. Já nos trios elétricos, os foliões que vão “atrás” seguindo, como o nome já diz, acabam por ficar numa proximidade tão grande das caixas de som que acaba sendo prejudicial à audição podendo levar a pessoa a adquirir uma perda auditiva irreversível causada pela exposição constante à níveis de pressão sonora elevados. Outro fator agravante é o tempo que o público permanece nesses eventos, que são horas e horas durante esses 4 dias de folia. A intensidade sonora suportável para o ouvido humano é de 90 decibéis, a partir disso já é passível de uma alteração auditiva. Os trios elétricos e mega-shows apresentam um nível de intensidade de cerca de 130 decibéis, sendo que o recomendado para permanência em locais com até 100 decibéis de exposição seria de 1 hora apenas. Pesquisas têm mostrado que o ruído intenso pode causar zumbido, distúrbios do equilíbrio, ansiedade, nervosismo, hipertensão, gastrites, úlceras e inclusive, impotência sexual, além de perda auditiva *.

Como se não bastassem os problemas causados na audição, outro fator que merece atenção nessa época do ano é a Voz. Os problemas causados na Voz também são grandes queixas relatadas após o período de carnaval. A rouquidão e falhas na voz são sintomas freqüentemente citados nos consultórios e clínicas pelos pacientes-foliões. Isso, porque o ruído intenso leva às pessoas no meio da multidão a uma competição vocal, para se fazer entender pelo outro durante tentativas de conversa nas festas, porém quando fazemos isso estamos forçando a nossa voz e as nossas pregas vocais e podemos, sem perceber, causar lesões na laringe, a bebida alcoólica também acaba contribuindo para a piora da voz, pois irrita a mucosa.

Então, nesse carnaval, divirta-se bastante, mas não se esqueça de atentar para a sua saúde. Curta com moderação.

Aqui vão algumas dicas para não prejudicar a sua voz nem sua audição nesse carnaval:

- Evite ficar “grudado” nas caixas de som.

- Evite competição sonora, isso só vai fazer você falar mais alto, ficar rouco e ter outros sintomas.

- Se for atrás de trio elétrico, evite permanecer muito próximo por muitas horas, procure tirar cerca de 1 hora pelo menos de intervalo para descansar um pouco e aliviar sua audição e sua voz antes de voltar à folia.

- Fale somente o necessário, e no seu tom de voz normal, bem próximo ao seu colega para que não faça esforço com a voz.

- Beba água para se hidratar.

- Evite bebidas alcoólicas.

- Evite tomar líquido gelado ou muito quente.

*Sociedade Brasileira de Otologia.

Por: Dra. Daniela Pimentel dos Santos

Fonoaudióloga – CREFONO 13137-RJ

Daniela Pimentel © 2014.  Crefono. 13137- Rj

Avenida Presidente Vargas, Nº583, Sala.712 – Centro – RJ  |  Tel.: (21) 2223-0514